quarta-feira, 21 de julho de 2021

Dilcéa de Araújo Vieira Smiderle























Nasceu em Palmares, interior de Campos (RJ), em 14 de outubro de 1965. Filha de Manoel dos Santos Vieira e Tamar Batista de Araújo Vieira.
Iniciou seus estudos na Escola Estadual Genésio Viana, na localidade onde nasceu. Ao vir para Campos, aos nove anos de idade, passou a estudar no Colégio Municipal, hoje Centro Educacional 29 de Maio, até a 8ª série.  Cursou o ensino médio/técnico na Escola Técnica Federal de Campos, atual IFF, tendo-se formado no curso de Edificações em 1985.
Trabalhou como técnica em Edificações na empresa RR Engenharia. Cursou o antigo normal na Escola Estadual José do Patrocínio. Paralelamente, montou uma firma de revenda de produtos de beleza para o comércio. Em 1993/94, trabalhou como promotora de vendas na Triumph International. Em 1995, passou em 1ª lugar em concurso público para Professor II da rede municipal de Campos. Em 2000, deu início ao curso de História na Faculdade de Filosofia de Campos, vindo a se formar em 2003. Em 2007 foi aprovada na seleção para cursar o mestrado em Políticas Sociais na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), vindo a concluir o curso em novembro de 2009.
Também em 2007 foi aprovada em concurso público para rede estadual de ensino para a cadeira de História, sendo convocada em 2011 para assumir a vaga, da qual abriu mão. Em 2010, foi aprovada em concurso público para rede de ensino da prefeitura municipal de São João da Barra, para a cadeira de História, atuando na Escola Municipal João Flávio Batista, até 2015. Em 2016, passa a ocupar uma das cadeiras de História na E.M. Elysio de Magalhães.  Trabalhou no Departamento de Literatura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, como pesquisadora. Trabalhou na Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes como pesquisadora, chefe de biblioteca e monitora do projeto "Bonde da História: Estação Câmara". Também trabalhou na Secretaria de Educação de Campos no  setor de Projetos Especiais. Teve uma passagem curta. porém profícua na Secretaria de Desenvolvimento Econômico no setor de Turismo desenvolvendo projetos para viabilizar esse filão quase nada explorado no município. Além de confecção e atualizações de cartilhas e almanaques sobre o turismo religioso, histórico e ecoturismo da região. Essa pequena experiência, que durou poucos meses, despertou sua paixão pelo assunto.
Atualmente encontra-se aposentada nas duas matriculas, mas repleta de sonhos de que a vontade política desperte para esse nicho que, como todos sabem, é um forte mecanismo para geração de empregos e. consequentemente, o desenvolvimento da região como um todo.

Obra:

O multiforme desafio do setor sucroalcooleiro em Campos dos Goytacazes (RJ) - 2010

30 Notáveis da Medicina Campista (Organizadora) - 2014

Fonte:

A autora

6 comentários:

  1. Ao procurar documentos sobre a família Viana cheguei a este blog. Genésio Viana cujo nome é a escola em que você estudou.Talvez você tenha sido aluna da minha mãe Célia Henriques Viana. Parabéns pela sua trajetória profissional!
    Célia Cristina

    ResponderExcluir
  2. Ao procurar documentos sobre a família Viana cheguei a este blog. Genésio Viana cujo nome é a escola em que você estudou.Talvez você tenha sido aluna da minha mãe Célia Henriques Viana. Parabéns pela sua trajetória profissional!
    Célia Cristina

    ResponderExcluir
  3. Olá, Célia!

    Não fui aluna da sua mãe, mas meus irmãos foram. Conheço sua mãe e toda a família Viana. Fui batizada pelo pr. Geni lá em Palmares, quando nosso rio era apto ao banho.
    Meu pai era conhecido como Vieirinha e minha mãe como Minázia.
    Obrigada pelo incentivo.
    Um abraço,
    Dilcéa

    ResponderExcluir
  4. Estou procurando uma filha do Prof. Newton Perissê Duarte, Maria de tal (?), que, parece, mora em no interior do Estado do Rio, em Paulo de Frontin talvez, Vassouras, Vila de Arcozelo. Por ali. Em 2007, ela me contratou para vender a bela, riquíssima e imensa biblioteca do pai. Trabalhei um ano em contatos com instituições de todo o mundo, e claro, de Campos, inclusive a Prefeitura, e do Estado do Rio, mas ninguém se interessou. Ela, então, vendeu a biblioteca para um sebo de Botafogo por preço irrisório. Preciso ter um contato urgente com ela. Meu e-mail: ilhaverde@ilhaverde.net Aguardando, agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde !
    Nãoconheço, mas procurarei informações.
    Um abraço,
    Dilcėa

    ResponderExcluir
  6. Estranho que em uma lista de autores campistas apresentada pela Câmara Municipal de Campos, um órgão oficial, não conste o nome do escritor e poeta Osório Peixoto Silva, que por suas obras, pode facilmente ser considerado um dos três maiores escritores de nossa terra.

    ResponderExcluir