Apresentação

Este trabalho estava sendo elaborado pelo Departamento de Literatura da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, vinculada à Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (RJ). Atualmente se encontra hospedado e atualizado em http://www.camaracampos.rj.gov.br/. na aba Biblioteca - Autores Campistas.

Seu propósito não é trazer uma relação exaustiva dos autores campistas, mas sim ser um ponto de partida nesta direção. 

Também não nos propomos a inventariar todas as obras de cada autor, mas sim a registrar obras de referência. Para que a relação se torne cada vez mais completa, será preciosa a colaboração dos leitores – sugerindo acréscimos na lista de nomes, obras e mesmo de traços biográficos. Trata-se, portanto, de uma tarefa coletiva e sempre renovável. 

Cabe ainda registrar que aqui são tomados como campistas tanto autores nascidos em Campos dos Goytacazes (RJ) como escritores que aqui viveram e gestaram sua obra. 

Esta pesquisa vem sendo efetuada pela historiadora Dilcéa de Araújo Vieira Smiderle, mestre em Políticas Sociais pela Uenf, com a indispensável participação do médico, escritor, memorialista e mecenas Welligton Paes

Boa leitura!

15 comentários:

  1. Não encontrei nenhuma referência ao Professor e escritor Luiz Portelli Magalhães. O referido autor mora atualmente na praia de Santa Clara. Gostaria de vê-lo relacionado. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sávio, obrigada pela sugestão. Vamos em busca de referências do prof. Luiz Magalhães. Se tiver algum subsídio (e contatos) para nos informar, ficaremos gratos.


      Dilcéa Smiderle

      Excluir
  2. O Luiz Magalhães mora atualmente na praia de Santa Clara. Me envie um e-mail que eu lhe passo o telefone dele ou você poderá procurar por sua irmã Vera Portelli, ou o irmão Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Fico muito feliz em constatar que meu pai está devidamente lembrado e homenageado neste blog. Parabéns pela inciativa à mestre Dilcéa de Araújo Vieira Smiderle e ao dr. Wellington Paes. Só uma observação: a data de nascimento dele é 08/03/1936, em Ururaí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Irene!

      Em primeiro lugar gostaria de te agradecer pelo reconhecimento do nosso trabalho, é com grande prazer que o fazemos. Em segundo lugar pedir para que você nos diga quem é o seu pai, para que possamos fazer a correção.

      Um abraço,

      Dilcéa

      Excluir
  4. Dilcéa, meu pai é o Antonio Ribeiro de Carvalho.
    Grande abraço e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Dilcéia,
    não sei se você chegou a contatar o Luiz Magalhães. Infelizmente ele faleceu em maio passado. Houve uma homenagem a ele na ACL. Se você precisar dos dados sobre o Luiz, posso fornecê-los, ou informar o contato com os familiares onde poderá obtê-los, até porque foi apresentado na referida homenagem e esta atualizado.
    Parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sávio, tudo bem?
      Desculpe não ter respondido antes, é que agora este trabalho está hospedado no site da Câmara Municipal http://www.camaracampos.rj.gov.br/ . Portanto, a biografia do professor se encontra atualizada nesse novo endereço, na aba Biblioteca - autores campistas.
      Caso esteja faltando ou sobrando algum dado, favor me informar pelo face book.

      Um abraço,

      Dilcéa Smiderle

      Excluir
  6. Parabens! Bela iniciativa. Antonio Cabral Filho http://letrastaquarenses.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, Antonio!
    Obrigada pelo reconhecimento. Gostaria de informar que já faz um tempo que estamos com esse mesmo trabalho hospedado em http://www.camaracampos.rj.gov.br/ na aba Biblioteca- Autores Campistas, por esse motivo que não estamos atualizando este blog.
    No novo endereço tem uma maior quantidade de autores e brevemente teremos uma biblioteca virtual.
    Espero que nos visite lá também.
    Um abraço,
    Dilcéa Smiderle

    ResponderExcluir
  8. Olá! gostaria de saber se é possível me ajudar. primeiro sobre o escritor Theobaldo Miranda Santos. Gostaria de saber se a mãe dele morreu no parto da irmã, se positivo ele é meu tio avô...perdi contato com os meus parentes de Campos, apesar de ter nascido em Campos, me criei em São paulo e aos poucos perdi contato com minha família. Gostaria de saber se pode me ajudar, levantando a historia da minha família por ai. Deixo o meu email para mais noticias andradecirillo@hotmail.com. Assim que me contatar envio o nome dos meus familiares. Agradeço desde já a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sandra! Vou buscar informações, assim que as tiver entrarei em contato com você. Boa sorte para nós duas.
      Um abraço,
      Dilcéa

      Excluir
    2. Boa noite! Dilcéa obrigada pelo contato, fiquei muito feliz. O nome do meu avô era Olympio Vieira Magalhães, sei que trabalhou no Liceu como professor, e minha avó era Iracema Santos Magalhães (que seria a irma do Theobaldo) era professora também. Meu pai leva o nome de Theobaldo.

      Um grande abraço,
      Sandra

      Excluir
  9. Boa noite! Dilcéa, estou ansiosa por notícias. Estava tentando lembrar-me de alguma informação dada pela minha mãe, e parece que ela comentou dele, e surgiu a dúvida, de que talvez ele seria meu bisavô e não meu tio avô... Aguardo seu retorno.

    Um forte abraço,
    Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sandra!

      Infelizmente não tenho notícias boas. Perguntei ao Dr. Welligton Paes, que é a pessoa que sabe mais da história de Campos e detém o mair acervo campista, se ele sabia de algum membro da família por aqui ainda. Disse que não. Que há muito tempo todos foram embora daqui. Mas não perca a esperança. Já procurou no facebook?
      Vou continuar investigando, qualquer notícia te digo.
      Se quiser saber mais coisas da nossa terrinha, visite o site da Câmara http://www.camaracampos.rj.gov.br/. Alimento a aba da Biblioteca. Lá você encontrará livros e biografias atualizadas.

      Fique na Paz!
      Um abraço,

      Dilcéa

      Excluir